fbpx

Segurança na Loja Virtual para comprar e vender

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A maior preocupação de quem compra ou pretende comprar na Web é a segurança. Afinal o cliente vai inserir muitas informações pessoais, tais como nome completo, endereço, CPF, dados do cartão de crédito, email pessoal, etc.

A segurança envolve a proteção destes dados do cliente.

Também para o lojista é imprescindível a proteção porque é responsável pelo armazenamento de muitos (mas não todos) esses dados pessoais dos clientes.

Portanto é preciso conhecer as ameaças mais importantes:

Roubo de dados no servidor

Roubo de dados no servidor que hospeda a loja virtual. Os dados dos clientes ficam armazenados num banco de dados (MySQL, no caso do OpenCart) online. Por isso os servidores são alvo de ataques que procuram invadi-lo e extrair esses dados. 

Para evitar esses ataques os provedores de hospedagem precisam garantir a segurança utilizando a melhor tecnologia, sempre atualizada (assim como as "ferramentas" de ataque também são atualizadas, os provedores precisam de constante atualização). 

Uma boa opção é utilizar os serviços de líderes do mercado, tais como a Locaweb (Brasil) e a InMotion (EUA). O serviço de nuvem da Amazon (AWS) também e uma ótima opção porém com custo muito alto, especialmente para PME.

 

Roubo de dados no navegador

São dois casos possíveis, acesso não autorizado ao painel administrativo ou roubo no envio de dados do cliente.

Para ambos os casos é preciso utilizar criptografia por meio do protocolo HTTPS (ou seja https://www.sualoja.com.br). 

A criptografia é realizada pelo Certificado Digital que utiliza uma "camada" de segurança chamada SSL. Os navegadores reconhecem a segurança e exibem o cadeado ao lado do endereço da loja.

Veja como verificar a segurança da sua loja nos navegadores:

cadeado-seguranca-navegadores

Para verificar a segurança clique no cadeado e clique em "detalhe", ou "ver certificado" (a opção varia de acordo ao navegador ou celular). Será aberta uma outra aba para visualizar os dados do site e a certificação.

 

Com o cadeado (https verificado) as informações digitadas (por exemplo usuário e senha, dados do cartão, etc.) são criptografadas antes de irem para a Web e fica muito mais difícil (porque impossível não existe) de utilizar a informação.

Veja aqui como ter segurança com as senhas e sessões (login e logoff)

 

Crédito da imagem: Designed by Photoroyalty / Freepik

{line}

 

 

 

 


Direitos Reservados © 2010-2024 IEC Agência Digital IEC Internet E-Commerce. Proibida reprodução sem autorização expressa.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência, de acordo com nossa Política de Privacidade